sábado, julho 17, 2010

O MPLA está de luto / Faleceu Manuel Agostinho Salvador Ribeiro

A Direcção do Comité de Acção de Bruxelas, envia a presente
menssagem para conhecimento, de todos os militantes e amigos do MPLA,
sobre o desaparecimento fìsico de um dos mais antigos militantes do MPLA
residente na Bélgica.
Queiram ler a Biografia, em baixo anexa, do camarada Salvador Ribeiro
que também foi Adido para a Cultura e a Imprensa da nossa Embaixada sediada
em Bruxelas.




BIOGRAFIA

MANUEL AGOSTINHO SALVADOR RIBEIRO


Militante do MPLA desde 1959

Em Junho de 1961 recebeu instruçoes do MPLA para sair de Portugal, onde era estudante, juntando-se a outros Camaradas que se refugiaram em França, tendo assim feito parte do histórico “grupo dos cem”.

Seguiu depois para a Alemanha e em seguida para Acra no Gana. De regresso à Alemanha foi recebido pelo Camarada Desidério Costa que lhe obteve uma bolsa de estudos para a Itália, onde se doutorou em Medecina Veterinária, em 1964, na Universidade de Perúgia.

Foi assistente do Instituto Zooprofilático da Úmbria, Itália, de Setembro de 1964 a Junho de 1965

Em Junho de 1965 foi para a Argélia onde ingressou no Instituto Pasteur, tendo aí exercido sucessivamente os cargos de Assistente, Chefe de Laboratório e Chefe de Serviço.

Entre outros trabalhos publicados, elaborou uma nova vacina contra a varíola do carneiro, aperfeiçoou uma outra vacina contra a raiva a uso veterinário e ofereceu ao Instituto Pasteur uma vacina a uso humano contra a raiva, para a qual foi obtido um brevet.

Entre 1967 e 1968 diplomou-se em Microbiologia e em Imunologia no Instituto Pasteur em Paris, onde foi colaborador científico.

Regressado a Alger, continuou as suas actividades na Delegaçao do MPLA, que dirigiu no ano de 1974.

Em Outubro de 1974 recebeu ordens escritas do falecido Camarada Presidente Agostinho Neto para seguir para Lusaka.

Em fins de Dezembro de 1974 foi para Luanda, integrado no primeiro grupo de Militantes do MPLA que partiu de Lusaka.

De Janeiro a Agosto de 1975, e sempre sob orientaçao superior, trabalhou no Huambo, no Instituto de Investigaçao Veterinária (IIVA).

Em fins de Agosto de 1975 foi nomeado, em Benguela, pelo falecido Camarada Saydi Mingas, Coordenador do Gabinete de Planeamento da Zona Centro, exercendo ao mesmo tempo o cargo de Director Regional da Agricultura.

Em fins de Outubro e princípios de Novembro de 1975 tomou parte na batalha de Katengue contra os invasores sul-africanos.


Foi membro do Grupo de Trabalho de Restruturaçao do Ministério da Agricultura, em Luanda, de Dezembro 1975 a Fevereiro de 1976.

Em Fevereiro de 1976 regressa a Benguela como Dirigente da Comissao de Emergência da Província de Benguela e Director Provincial da Agricultura.

Solicitado pelo Ministério da Educaçao vai para o Huambo, em Abril de 1977, como professor agregado e responsável pela Direcçao da Faculdade de Ciências Agrárias.

A 28 de Janeiro de 1978, foi vítima duma emboscada montada por elementos da UNITA, quando seguia para Luanda, em serviço da Universidade, na sua qualidade de Director da Faculdade de Ciências Agrárias, ficando entao inválido (tetraplégico).

Graças à intervençao do falecido Camarada Presidente Agostinho Neto foi enviado de urgência para a Holanda, para tratamento.

Após diversas operaçoes cirúrgicas e meses de tratamento na Holanda, regressa ao País.

Em 1981, o seu estado de saúde estando a degradar-se progressivamente, um grupo de Camaradas, por iniciativa do Camarada Garcia Bires, entao Vice-Reitor da Universidade Agostinho Neto, achou melhor mandá-lo para a Embaixada de Bruxelas, para estar perto da Holanda onde podia continuar os tratamentos clínicos.

Na Embaixada da República de Angola em Bruxelas ocupou os cargos de Adido de Imprensa e Assuntos Culturais.

Foi também Coordenador da Célula do MPLA/PT na Embaixada de Bruxelas, desde 1983 até à data da extinçao desta Célula.

Teve a honra de ser condecorado pelo Camarada Presidente José Eduardo dos Santos com a Medalha de Combatente da Luta Clandestina.