segunda-feira, janeiro 18, 2021

Yes Minister (1)

 




Sim, Senhor Ministro (1)

Sir Humphrey Appleby - Bruxelas vai introduzir um bilhete de identidade europeu, para uso de todos os cidadãos da CEE. O Ministério dos Negócios Estrangeiros vai aceitar para poder negociar a montanha de manteiga, o lago de vinho, o oceano de leite, a guerra do carneiro e o cheirete a bacalhau. O primeiro-ministro, como é lógico, quer que seja o senhor a apresentar [aos ingleses] a nova legislação.
Ministro dos Assuntos Administrativos, Jim Hacker - Eu?!
Sir Humphrey - Sim. O senhor é conhecido como pró-europeu e, a longo prazo, esta legislação poderá ser benéfica para a nossa administração.
Ministro - Boa ideia, não acham?
Frank Weisel, conselheiro político - Boa ideia?!!
Ministro - Boa ideia?!!
Sir Humphrey - Não é boa ideia?
Frank - É um suicídio político!
Ministro - Obrigar os ingleses a usar um documento de identificação! Vão dizer que estou a introduzir um estado policial. Foi para isto que combatemos em duas guerras mundiais?!
Sir Humphrey - Vendo bem, ministro, isto é pouco mais do que uma carta de condução.
Ministro - É o último prego no meu caixão!
Frank - Porque não tratam os Negócios Estrangeiros disto?
Sir Humphrey - Foi essa a sugestão inicial do primeiro-ministro. Mas os Estrangeiros disseram que era questão para o Interior. E o Interior disse que se tratava de um assunto administrativo e o primeiro-ministro acabou por concordar.
Frank - Andam todos a passar a batata quente!
Ministro - Não admira, se vai explodir.
Sir Humphrey - Receio que esta venha a ser a último acção deste departamento: um excelente cavalo de batalha para os eurocépticos.
Ministro - Os Estrangeiros não vêem o mal que isto vai causar ao ideal europeu?
Sir Humphrey - Claro que vêem. Por isso mesmo é que procedem desta maneira.
Ministro - Os Negócios Estrangeiros não são pró-europeus?!
Sir Humphrey - Sim e não... se me permite a expressão. São pró-europeus porque, no fundo, são anti-europeus. A nossa administração pública sempre fez tudo para que o Mercado Comum [europeu] não funcionasse. Por isso entrámos nele.
Ministro - De que é que você está a falar?!
Sir Humphrey - Senhor ministro, há pelo menos 500 anos que a Inglaterra tem a mesma política no plano internacional: criar uma Europa desunida. Por isso nos aliámos aos holandeses contra os espanhóis, aos alemães contra os franceses, aos franceses contra os alemães e os italianos. Dividir para reinar. Porque haveríamos de alterá-la agora se tem resultado tão bem?
Ministro - Isso é história antiga!
Sir Humphrey - Isto é gestão corrente. Para destruir tudo tínhamos que entrar para lá. Tentámos destruir de fora, mas não resultou. Agora que estamos dentro podemos transformar aquilo numa bagunça. Pôr alemães contra franceses, franceses contra italianos, italianos contra holandeses. Os Negócios Estrangeiros estão satisfeitíssimos. É como nos velhos tempos.
Ministro - Mas estamos empenhados no ideal europeu...
Sir Humphrey - [Ri-se]
Ministro - Então porque é que apoiamos a entrada de novos Estados-membros?
Sir Humphrey - Pela mesma razão. É como na ONU. Quantos mais países tiver, mais zaragatas haverá, mais inútil se torna.
Ministro - Que cinismo terrível!
Sir Humphrey - Nós chamamos-lhe diplomacia, senhor ministro.

Sem comentários: